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Ouvidoria

O que é Ouvidoria?

No contexto da gestão pública, a Ouvidoria é o canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta possibilita um diálogo aberto com o poder público e o exercício do controle social, pelo registro de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relativas aos serviços públicos. Depois de receber as manifestações, é função da ouvidoria analisar e encaminhá-las às áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças, tal como apontar irregularidades em algum órgão ou entidade.

A Ouvidoria é, ainda, a instância de participação e controle social responsável pelo tratamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas à avaliação da efetividade e ao aprimoramento da gestão pública.

É por meio da Ouvidoria que qualquer cidadão pode se manifestar e participar da administração pública, com o exercício do controle social – registrando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias visando o aprimoramento das políticas e dos serviços públicos.

Como usar: O Ceará Transparente foi feito para facilitar a comunicação entre você, cidadão, e as várias instituições governamentais. O sistema possibilita que você registre novas sugestões, elogios, reclamações e denúncias, acompanhe suas manifestações de forma rápida e simples, além de acompanhar manifestações públicas criadas por outros cidadãos. 

Registrar nova manifestação: Crie uma manifestação para registrar uma sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia relativa ao poder público. Depois de criar sua manifestação, você poderá acompanhar o atendimento pelo número de protocolo ou acessando seu perfil no Ceará Transparente, ou por meio dos demais canais de atendimento, como por exemplo, Telefone 155 e Rede Sociais.

Manifestações públicas: Consulte as manifestações que foram registradas e classificadas como públicas por cidadãos que já utilizaram a ferramenta. Além de consultar o histórico de cada manifestação e até mesmo já obter a resposta que necessita, você pode contribuir com aquelas que estiverem abertas, acompanhando ou complementando-as.

Estatísticas de manifestações de Ouvidoria: Consulte as estatísticas e dados sobre as manifestações de Ouvidoria criadas por cidadãos. Você pode navegar pelos tipos de manifestação – elogio, reclamação, denúncia, sugestão e solicitação – para atualizar os dados exibidos.

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